"MEF. Habitação unifamiliar"
House - 2021 |
Location. Foz do Douro, Porto
Size. 220 M2 Collaboration. Fernando U. Ferrão, architect Type. Private comission Status. Unbuilt |
The carved mass
A proposta da casa MEF é resultante de uma divisão de um lote profundo e estreito em duas partes. O lote original é constituído por uma moradia unifamiliar existente de dois pisos e semi-cave, cuja frente principal fica orientada para a rua Dr. Sousa Rosas, ficando no extremo oposto a garagem da casa, cuja frente fica orientada para a rua de Corte Real, no Porto. O projecto propõe uma nova habitação unifamiliar, para a localização da garagem, fazendo–se assim proveito do potencial construtivo existente.
A casa MEF ocupa um lote de cerca de 8m x 18m, cuja implantação orienta as fachadas principais para nascente (para a rua) e poente (para o jardim), e com um volume de construção de rés do chão e dois pisos, mais um andar recuado (aos quais acresce o piso da cave).
A casa pode ser utilizada programaticamente na íntegra, ou em alternativa ser subdividida na sua utilização, isto é, o piso da cave, poderá ter uma utilização independente para aluguer de curta ou longa duração, visto que ai se propôs um apartamento t0. Neste piso existe ainda uma instalação sanitária de serviço e lavandaria na dependência direta do programa da casa, com fluxos de circulação diferenciados do apartamento.
No rés do chão fica o hall de entrada, garagem, cozinha e sala de refeições, assim como o jardim. No primeiro piso situa-se a sala de estar e varanda orientadas ao jardim e para nascente fica um espaço flexível, que pode servir como escritório, quarto ou sala de crianças e conta com uma instalação sanitária de apoio a ambas as divisões do piso. No segundo piso e terceiro, situam-se os quartos, sejam duplos ou de casal, cada qual com varanda e instalação sanitária própria, orientados seja a poente ou nascente.
Em termos conceptuais, a casa foi compreendida com um volume maciço a ser perfurado piso a piso em favos a que correspondem as divisões da casa, assim como, nas fachadas a ser perfurado por vãos assotados que potenciassem ao máximo a entrada do sol em praticamente todas as divisões da casa e no sentido de se estabelecer um jogo animado de sombras nas fachadas. Em coerência no interior, todas as superfícies, portas, painéis, estantes e demais elementos da construção são pintados à mesma cor, à excepção do revestimento cerâmico dos pisos, enquanto plano uniforme e contrastante.