"TFA. Habitação unifamiliar"
Residential - 2021 |
Location. Arcozelo, Vila nova de Gaia
Size. 180 M2 Collaboration. Fernando U. Ferrão, architect Type. Private comission Status. Unbuilt |
A “Casa TFA” implanta-se num lote estreito e comprido, de gaveto, no qual foi possível organizar o programa habitacional segundo as frentes norte e poente, estando as restantes omissas pela envolvente.
Conceptualmente a casa desenvolve-se de forma escalonada em três pisos. Do lado poente pretende estabelecer uma relação informal com a praia e mar, e deixa que de piso em piso os seus habitantes usufruam de espaços exteriores. Do lado norte, o alçado, mais seco e direto, tira proveito do recorte feito a poente e da sua silhueta, assim como do jogo originado pela abertura dos vãos, que servem para iluminação natural ou acesso ao hall de entrada.
Quanto a disposição interna da casa podemos descrevê-la sumariamente começando pela cave, e na qual se propôs localizar uma lavandaria e uma zona para secagem de roupa, assim como uma instalação sanitária de apoio ao hall de entrada.
No rés do chão fica o hall de entrada que se relaciona a nascente com a caixa de escada, e para poente com a cozinha e depois com a sala comum, que se estende até uma área exterior. Na qual se pode fazer um acesso de nível e informal com o passeio à beira-mar existente. Este local foi pensado enquanto área exterior para refeições.
No primeiro piso, foram propostos dois quartos, um de solteiro e outro duplo e entre estes, uma instalação sanitária. O quarto duplo fica orientado para poente e fica recuado face ao rés do chão e para o qual se propôs uma varanda voltada ao mar.
No segundo e ultimo piso, situa-se o quarto de casal ou suite, com instalação sanitária própria e área de vestir imediata. Este quarto fica também voltado para poente e para o qual se propôs igualmente uma varanda.
A casa permite esta utilização de varandas como áreas de estar no exterior ou zonas de solário, assim como permite uma relação visual e comunicante entre pisos. Serviram estas áreas exteriores feitas piso a piso, para colmatar a falta de área existente no rés do chão para se propor um hipotético jardim.
A casa foi pensada para ser revestida pelo exterior com um sistema do tipo “capotto” de cor cinza; assim como a pintura interior se fazer à mesma cor. O pavimento projetado para ser em betonilha, assim como as portas, painéis, rodapés e caixilharias em madeira à vista.